O que é OpenShift?
O que é OpenShift?
OpenShift é uma solução pra criar softwares em forma de micro serviço e com alta disponibilidade, mas ele vai além disso ele foi criado baseada no Kubernetes, a solução promove uma experiência consistente nas arquiteturas de nuvem pública, híbrida, on-premise ou de edge locations. Escolha uma solução autogerenciada ou totalmente gerenciada. Independentemente de como ele é executado, o OpenShift ajuda as equipes a se concentrar nas tarefas mais relevantes.
Exemplos:
O kubernetes por si só, já é muito complicado para implantar, gerencia e manter, mas é a melhor solução hoje para criar software em micro serviços e o openshift na camada mais alta ajudar os desenvolvedores e operações criar, gerencia e softwares criando uma interface amigável para ambos os profissionais, mas conhecer o kubernetes é muito importante principalmente os profissionais de operações, porque ajuda na hora da resolução de problemas.
Red Hat
De acordo com a Red Hat a criadora do openshift existem 3 nichos que está solução pode oferecer.
O Red Hat Enterprise Linux é a base comprovada do Red Hat OpenShift, certificada em milhares de hardware e tecnologias de fornecedores de nuvem. Isso significa que a segurança, o desempenho, a interoperabilidade e a inovação do Red Hat Enterprise Linux são utilizados por toda a infraestrutura, trazendo uma plataforma única que pode ser executada em qualquer ambiente.
O Red Hat OpenShift entrega uma plataforma completa para aplicações tradicionais e nativas em nuvem, permitindo que elas sejam executadas em qualquer ambiente. Criado com base no Red Hat Enterprise Linux e compatível com o Red Hat Ansible Automation Platform, o Red Hat OpenShift possibilita a automação dentro e fora dos clientes Kubernetes.
O Red Hat Ansible Automation Platform ajuda os usuários do Red Hat OpenShift a criar e executar códigos como infraestrutura reutilizáveis e automatizar tarefas de provisionamento para fornecedores de nuvem, soluções de armazenamento e outros componentes de infraestrutura.
Visão geral
O Red Hat® OpenShift® é uma plataforma de aplicativos de código aberto de nível empresarial para acelerar o desenvolvimento e a entrega de aplicativos nativos da nuvem de maneira consistente em toda a nuvem híbrida e múltipla, até a borda. Ele é alimentado pelo Kubernetes como o mecanismo de orquestração de contêineres e muitos outros recursos do ecossistema de código aberto CNCF, todos testados, empacotados e suportados juntos como uma plataforma de aplicativos abrangente da Red Hat. Ele pode ser consumido como um serviço de nuvem pública dos principais provedores de nuvem, como AWS, Microsoft Azure, Google e IBM, ou como um software autogerenciado no amplo espectro de infraestrutura virtual e bare metal em data center, nuvens públicas e borda.
O Kubernetes por si só é um software de código aberto que automatiza a implantação, o gerenciamento e o dimensionamento de contêineres. As organizações precisam integrar manualmente muitos outros recursos, como automação, monitoramento, análise de logs, malha de serviços, sem servidor, ferramentas de produtividade do desenvolvedor, etc. para torná-lo uma plataforma pronta para a empresa.
Resumo
De maneira mais arbitrária o openshift criar uma interface amigável para implementar softwares em kubernetes criando a confiabilidade, resiliência e segurança nas aplicações uma solução muito parecida com ele é o Rancher, mas iramos falar disso em outros tópicos.
Fontes: Red Hat
Isso é tudo!
Deixe seu feedback, é muito importante saber o que você está pensando sobre nosso trabalho.
Atenciosamente
Wesley Tibúcio